sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Na História (de modo geral), há referência a, pelo menos, três São Valentim(ns) reconhecidos pela Igreja Católica como mártires. Um deles teria sido padre em Roma, no século III, e teria sido morto ao tentar ajudar os cristãos a escaparem às terríveis prisões romanas, o outro foi bispo em Terni e de um terceiro diz-se que sofreu muito em África (vago... terá sofrido com o calor? Ou terá sido picado por algum mosquito?).

E assim nasceu a "lenda" ou "vida santa" de Valentim.Mais tarde, na Inglaterra e França medievais, São Valentim era um santo do mais fashion que pode haver.

Na Idade Média, e especialmente nestes países, desenvolveu-se uma crença que no dia 14 de Fevereiro - o dia dedicado a São Valentim - as aves iniciavam a sua busca de parceiro. Por esta razão este dia ficou ligado à consagração do amor e começou a ser especial.Entretanto, os anos passaram e a tradição não se alterou. Actualmente, o dia de São Valentim é um dia de celebração para namorados(as), maridos e mulheres, amigos coloridos e outros (sim, porque o amor toma muitas formas... uma vez, para uma vizinha minha, tomou a forma de pacote de leite achocolatado. A sério!).

Mas afinal qual é o verdadeiro significado deste dia? Já pensaram bem?Uns dias antes ou até no próprio dia 14 de Fevereiro muitas pessoas começam a correr às lojas a tentar comprar peluches com ou em forma de corações com dizeres do género "Amo-te muito" ou "És a luz dos meus dias" ou "És a coisa mais fofa do mundo"... Fofa? Fofos são os pães acabados de sair do forno ou uma almofada de penas... agora as pessoas?Ou então compram prendas irracionalmente dispendiosas só porque aquele dia é especial.Depois tentam marcar um jantar no restaurante mais caro da cidade.Normalmente esses restaurantes já estão lotados e as pessoas vêem-se obrigadas a fazer uma marcação num restaurante não tão glamoroso (mas nem por isso mais vazio) e que frustra o ideal da noite perfeita.Depois há ainda que comprar um ramo de flores, arranjar o cabelo, vestir uma roupa lavada...E, depois disto, só com sorte se chega às 10 da noite com energia suficiente para "apreciar o momento".Há, ainda, aqueles que optam por uma postura mais zen perante isto tudo. Surpreendem a pessoa amada com uma singela flor, um poema de amor, um jantar preparado em casa ou uma serenata. Mas mesmo assim fazem-no neste dia... "por ser um dia especial".Mas especial para quem? Só se for para o Valentim...E todas estas comemorações deixam os espíritos livres um pouco deprimidos... Não me parece justo!E se depois algo não corre como previsto, há amuos, suspiros desconsolados ou um "Não sabes aquilo de que realmente gosto..." ou "Isto só mostra que não me conheces...".Enfim, criam-se problemas desnecessários.

Aceitem, por isso, uma sugestão amiga: deixem passar este dia em branco.Ousem, sejam originais.Rapazes espigadotes, deixem as vossas moças em casa a passar sabão numa roupa, a pontear umas meias ou a tender massa para rissóis.E vós, jovens donzelas, dai uma folga a vossos mancebos. Eles que fiquem a chapar uma massa no tecto da garagem, a mudar o óleo do diferencial ou a ver um jogo Dragões Vila-Verdenses - Mocidade Sandinense.Acreditem que vão sentir-se mais leves.

Lovable greetings

Angie T.J.

Sem comentários: