quinta-feira, junho 07, 2007

Acabei de ler...


Sinopse: A milagrosa sobrevivência de uma mulher de coragem. Souad continua a usar um nome falso. Hoje é casada, tem três filhos, vive algures na Europa, mas guarda ainda segredo da sua verdadeira identidade. Regada com gasolina pela família por estar grávida sem ter casado, foi abandona à morte. Uma voluntária europeia encontrou-a em sofrimento no hospital perto da Cisjordânia e ajudou-a a fugir. Souad conta a sua história, quebra o silêncio. Leitura chocante, mas imperativa. Souad tornou-se um bestseller assim que foi editada em França. Com mais de 500 mil exemplares vendidos, traduzido em 24 línguas, «Queimada Viva» é o relato verdadeiro de uma mulher vítima de um crime de honra. Vivendo numa pequena aldeia da Cisjordânia, Souad era tratada quase como uma escrava pela família. Apaixona-se por um vizinho e pensa que ela a poderá salvar daquela situação. Mas tudo piora. Grávida, não pode casar antes que as suas irmãs mais velhas tenham marido, pelo que é rejeitada pelos seus. Ao manchar a honra da família cai sobre ela a vingança. O cunhado rega-a a gasolina, ficando com queimaduras em 90% do seu corpo. Deixada a morrer no hospital é ajudada por uma voluntária europeia que a leva para a Suíça com o filho. Hoje casada, mãe, Souad decidiu contar a sua história de sobrevivência.A narrativa é impressionante, lançando um importante alerta sobre a forma como as mulheres continuam ser tratadas em alguns países.

10 comentários:

Anónimo disse...

Queres jantar comigo?

Marta da Cunha e Castro disse...

A menos que seja um blind date =P tens que me dizer quem és...

Anónimo disse...

O jantar está a arrefecer...

Marta da Cunha e Castro disse...

O jantar esta a arrefecer?! Eu nem sabia que ele já tava pronto...por isso vê lá!! Se calhar é melhor comecares a comer já... é que a comida fria não sabe tão bem...

Anónimo disse...

És mesmo mázinha, convido-te e é assim que me tratas?!
O jantar já está pronto à muito tempo! Desculpa mas sem ti não começo a comer! Não tem problema, já descobriram o microondas, aquece-se de novo. Mas preciso mesmo que jantes comigo.

Marta da Cunha e Castro disse...

Lol!! Não gosto de comida requentada... só de comida requintada!! =) Precisas que eu jante contigo?! Então porque? Eu nem sei quem tu és... Isto não é assim...

Anónimo disse...

Eu também gosto de comida requintada! Sim, preciso mesmo, fazes falta. Serás a minha metade perdida, durante o tempo do jantar. Eu também pensei que te conhecia mas pelos vistos preciso de jantar contigo! Vá lá, abre um buraco nessa agenda lotada! Conto contigo! A mesa está reservada...

Marta da Cunha e Castro disse...

Então e em que restaurante e sob que nome é que está feita a reserva?

Anónimo disse...

Vamos tornar isto interessante! Sò te posso dizer que é no Parque das Nações. Interessa-te? Prometo que saberás mais quando lá estiveres. Agora falta marcar o dia e hora. Ass : AS

Marta da Cunha e Castro disse...

Ui. Isso é demasiado perigoso!! Ainda és algum tarado que me quer raptar...