sábado, março 15, 2008

Como funcionam os multibancos?

Em primeiro lugar, interessa perceber como funciona uma conta bancária... nada de muito complicado!
Para cada cliente existe uma caixa em cartão onde é colocado todo o seu dinheiro. Dentro da caixa há duas ou mais divisões, a versão mais tradicional é a divisão para dinheiro a prazo e uma segunda para dinheiro à ordem, mas pode haver mais se o titular tiver outras aplicações (PPR, PPH, etc...). Na parte exterior da caixa há um rótulo com o nome do titular da conta e o PIN.
Imagine que vai fazer um depósito em numerário ao balcão: preenche o talão de depósito, o "caixa" coloca-o num pequeno cofre de mesa, digita no teclado e coloca o maço de notas numa máquina que as parece contar... já está!. No final do dia, entre as 24h00 e a 01h00, todo o dinheiro é encaminhado para os bastidores onde um funcionário percorre as várias caixas para finalmente fazer o depósito.
Voltando ao multibanco. Assim que insere o cartão na ranhura, um funcionário de pequena estatura sentado do outro lado da máquina pega no seu cartão. Aqui começa o verdadeiro processo.... Um segundo funcionário lê em voz alta o nome gravado no cartão seguido do seu PIN. A menos de 2 metros está uma esteira rolante, muito parecida com as do aeroporto onde circula a bagagem, que gira a grande velocidade. Em cima dela estão colocadas todas as caixas de todos os clientes daquela sucursal. Logo que o nome do cliente é proferido, o gerente de esteira acciona as duas grandes alavancas que controlam o movimento do carrossel de caixas. Assim que um dos auxiliares vir o nome e o PIN a passar numa caixa, grita a bons pulmões: "Alto!". Automaticamente, dá uma espreitadela para dentro da caixa e verifica se há lá dinheiro. Se houver, levanta imediatamente uma bandeirola verde... ou seja, podem ser mostrados os menus de operações (Levantamento, Pagamento de Serviços, Telemóveis, etc.). Nesta fase, o titular selecciona, por exemplo, um levantamento de 60 €, o que desencadeia mais uma frase alta e bem colocada ao jeito do bingo: "sessenta euros... seis... zero!". O auxiliar, ainda a olhar para dentro da caixa, pega nas notas que existem na conta, retira a quantidade pedida e anuncia o remanescente: "Levantou 60... seis...zero... restaram 2367...dois...três...seis...sete!". É então dada ordem de impressão, numa impressora de papel muito estreito, onde estão discriminados os dados do movimento. Ao mesmo tempo, as notas são prensadas, alinhadas e colocadas na ranhura da máquina. Caso não pegue no dinheiro em 4 segundos, o funcionário activa o botão de alarme que inicia o processo de chamada de atenção. Neste momento é feito um telefonema para uma assistente que pergunta: "Dinheiro ou cartão?"... O colaborador responde: "Dinheiro... é o dinheiro"... é então que se ouve aquela voz mágica pela coluna "...O seu dinheiro!".
Na próxima semana vou explicar como se processam os carregamentos dos telemóveis...
Dr. Matrix

Sem comentários: