sexta-feira, agosto 29, 2008

A boa pessoa mau carácter (post cáustico)


"Existe uma espécie de pessoa que é a boa pessoa mau carácter. A boa pessoa mau carácter é uma pessoa com bom fundo, a chamada boa pessoa, que no fundo não tem espinha dorsal e, por causa disso, faz montes de merda. Como reconhecer uma boa pessoa mau carácter? Não é fácil. Porque normalmente temos alguma simpatia por ela, já que de facto é boa pessoa e é difícil dizermos para nós mesmos que a pessoa é fraca e não vale grande coisa. Mas consegue-se apanhá-la, porque mais cedo ou mais tarde ela revela a sua verdadeira condição.

A boa pessoa mau carácter normalmente está calada, parada, intacta. Tem dificuldade em dizer o que sente e o que pensa. Pensamos que podemos confiar nela exactamente por ser boa pessoa. Mas como a boa pessoa mau carácter não consegue dizer-nos exactamente o que pensa e sente, essa percepção é meramente intuitiva. Na verdade, a boa pessoa mau carácter está a asfixiar nela própria, enredada que está na sua própria fraqueza. Não consegue entrar em confrontos, foge dos conflitos como o diabo da cruz e, por isso, nunca toma uma posição. E, quando toma, ou é tarde de mais ou está longe de mais para levar com as consequências. Porque a desculpa da boa pessoa mau carácter é a desculpa do sentir. E, como sabemos, quando o sentir é usado como desculpa, não é lá muito bom sinal. A boa pessoa mau carácter é pior que um filho da puta, porque este reconhece-se à distância. A boa pessoa mau carácter não, mas o mais certo é que nos deixe na mão nos piores momentos. Que nos lixe sem intenção. Que trema o lábio quando se aperceber que fez merda. Que não assuma as consequências da sua posição, pois rapidamente a abandonará quando tiver de lutar por ela.

Gosto mais de filho da puta, a sério. Detesto ver qualidades e virtudes em pessoas fracas. Deixam de ter valor. Estamos aqui para ser livres, assumam-se. É que qualquer dia nem a pena conseguirão conquistar."

Sem comentários: