quarta-feira, outubro 29, 2008

O Mundo e as suas estranhas curiosidades


Realmente vivemos num planeta povoado de pessoas que são, no mínimo, excêntricas.Pessoas (ou será o Mundo?) que inventam nomes de locais, comidas, objectos e leis que nos podem fazer rir a bandeiras despregadas. Aqui ficam alguns desses devaneios do ser humano...


Ora saibam vocês que o actual Lesoto já se chamou Basutolândia e que a cidade de Florianópolis, no Brasil, já teve o nome de Nossa Senhora do Desterro. Imagino como deveriam sentir-se os habitantes desta última cada vez que tinham de dizer de onde vinham... Como será que o fariam? "Sou um nossa-senhora-desterrado ou nossa-senhora-desterrense..."


Já em Itália, os homens podem ser detidos pelo simples facto de usarem saias. Os polícias italianos teriam o dia ganho se encontrassem uma excursão de escoceses, em traje tradicional, de visita ao Coliseu de Roma.


Em Haifa, Israel, é proibido levar ursos à praia... imagino que muitas senhoras não possam fazer praia com os maridos.


Na Suíça não é permitido descarregar o autoclismo depois das 22 horas, portanto, meus senhores, se forem a este país nada de ter súbitas vontades de ir à casinha durante a noite pois correm o risco de desmaiarem com o cheiro na manhã seguinte.


Fiquem a saber que o aplauso - "bater palminhas" - é um hábito que tem cerca de 3000 anos e que no princípio era um gesto religioso cujo barulho servia para chamar a atenção dos deuses.


A almofada, fofa e confortável como a conhecemos hoje, começou por ser um tijolo que as mulheres orientais colocavam por debaixo da cabeça antes de dormir. O único objectivo era a conservação do penteado... imaginem só como devia ficar o pescoço das senhoras depois de uma noite. Beleza a quanto obrigas!


Decerto muitos de vocês já provaram uma quentinha e suculenta piza Margherita mas poucos devem saber que esta foi a primeira piza redonda e que foi criada por Rafaelle Esposito, para ser servida à rainha Margherita, de Itália. A piza foi decorada com as três cores da bandeira italiana: branco (queijo), verde (manjericão) e vermelho (tomate).


E já que estamos numa de comida...Saibam vocês que um dos pratos típicos escoceses é estômago de carneiro cozido em whisky , recheado com miúdos e especiarias e no Usbequistão as tribos das montanhas fazem um "delicioso" prato cujos ingredientes principais são o cérebro e os olhos de cabrito...Ora aqui estão dois países onde só irei de férias em último caso.


E podíamos ficar aqui a descrever estas curiosidades dos seres humanos e do Mundo em intermináveis páginas... mas... não temos tempo.Entretanto, fica aqui uma sugestão para o dia-a-dia, como disse Paul Auster certa vez: Our lives don't really belong to us, you see -- they belong to the world, and in spite of our efforts to make sense of it, the world is a place beyond our understanding .



Angie TJ

3 comentários:

Ana Lúcia disse...

Este mundo está simplesmente a perder-se dia após dia... É triste mas é a realidade...

Marta da Cunha e Castro disse...

Qualquer dia somos como aquela velhinha, de um anúncio que dava, que dizia "Eu ainda me lembro..."

Ana Lúcia disse...

LLLOOLLL Eu já me começo a sentir essa velhinha!