sexta-feira, março 27, 2009

Dia Mundial do Teatro - dia 27 de Março


O dia mundial do Teatro foi criado em 1961 pelo International Theatre Institute (ITI). É celebrado todos os anos no dia 27 de Março pelos centros do ITI e por toda a comunidade teatral. São organizados pelo mundo eventos especiais para assinalar a ocasião. E Portugal não foge à regra. Uma das formas como o ITI celebra o dia é com a circulação de uma mensagem através da qual, a convite da instituição, uma figura do teatro contemporâneo internacional reflecte sobre o tema. A primeira mensagem foi escrita por Jean Cocteau (França) em 1962. Este ano a honra coube ao dramaturgo brasileiro Augusto Boal. E o que o artista nos diz é que "todas as sociedades humanas são espectaculares no seu quotidiano e produzem espectáculos em momentos especiais. Mesmo quando inconscientes, as relações humanas são estruturadas em forma teatral: o uso do espaço, a linguagem do corpo, a escolha das palavras e a modulação das vozes, o confronto de ideias e paixões, tudo que fazemos no palco fazemos sempre em nossas vidas: nós somos teatro!". Não concorda? Por isso amanhã faça a sua própria peça. Encarne a personagem e viva o teatro. Deixamos-lhe aqui algumas sugestões que podem servir de cenário ao espectáculo e dar o mote para a sua encenação do dia.

D. MARIA II

O Teatro Nacional D. Maria II assinala amanhã o Dia Mundial do Teatro com um conjunto de actividades que animarão os seus diferentes espaços. Das 11 às 15 horas tem lugar a "Visita", um passeio ao interior do D. Maria II, onde os visitantes ficam a conhecer a história do teatro, os bastidores e as lembranças de um tempo mais antigo, contadas por quem vive diariamente a magia do teatro. Pelas 16 horas, no Salão Nobre, decorre o lançamento das biografias de Vasco Santana e de Amélia Rey-Colaço, numa edição do Círculo de Leitores, coordenada por Joaquim Vieira. Ainda neste mesmo espaço, às 17:30 horas, realiza-se o debate "Que Teatro Nacional para o Século XXI?", com a presença de Stephen Wilmer (professor do Trinity College e historiador de teatro), Maria João Brilhante (presidente do Conselho de Administração do TNDM II) e Diogo Infante (director artístico do TNDM II). À noite os espectáculos "Esta Noite Improvisa-se", de Luigi Pirandello, e "A Noite", a partir da obra de Al Berto, têm entrada livre.


TEATRO SÃO LUIZ

Neste dia especial o São Luiz faz uma homenagem ao Prémio Nobel da Literatura, Harold Pinter (1930-2008). A partir das 17 horas de amanhã, no Jardim de Inverno, pode assistir às conversas/debates sobre a vida e obra do dramaturgo britânico, que conta com a colaboração de Jorge Silva Melo e de Graça Lobo, bem como com a participação de Michael Billington, biógrafo do dramaturgo, e crítico do Guardian. O São Luiz convida também a assistir à reposição da peça "Benny Hall", que foi apresentada em Janeiro último no Ciclo Novos x9 - Novos Actores. O espectáculo é uma paródia voyeurista feita por jovens intérpretes e criadores e entra em cena hoje, sexta-feira e sábado, pelas 22 horas. Finalmente, a 30 de Março, são debatidas no São Luiz as estratégias para o teatro na cidade de Lisboa. É um encontro entre profissionais do teatro, com a participação de Catarina Vaz Pinto, António Pinto Ribeiro, Nuno Artur Silva e Pedro Costa; às 19 horas.


CENTRO CULTURAL MALAPOSTA

Se estiver amanhã pelos lados de Odivelas passe no Malaposta e assista à peça "Chuva Pasmada", de Mia Couto. A entrada é livre, por ser dia de comemoração. A história conta que em Sembora a chuva deixa de cair, alterando a vida de todos. Cada um se movimenta segundo os seus creres. A tia reza o Pai Nosso, que Cristais no Céu; a mãe culpa os fumos da nova fábrica; o pai fala com o rio; o avô sonha em conhecer o mar; e o neto observa e deixa-se afectar pelos mundos que se abrem à sua frente. Da necessidade de retomar a ordem universal, guiados pelo olhar de uma criança, assistimos no decorrer da peça à revelação de cada personagem, os seus segredos e os seus sonhos. O espectáculo, da companhia Evoé Teatro, começa às 21:30 horas.


MARIA MATOS

Catarina Furtado e João Reis celebram o dia no palco do Teatro Maria Matos. Ela é a actriz principal da peça Transacções, ele o encenador. O espectáculo conta a história de David Truscott, um milionário americano que vive à beira de um divórcio e pretende desfazer-se de um quadro de Pollock. Loren é uma marchand que vê neste quadro a possibilidade quase imediata de uma ascensão social e material. Entrada livre (limitada à lotação da sala). Os bilhetes podem ser levantados dia 27 de Março a partir das 15 horas.


MUSEU NACIONAL DO TEATRO

O teatro, que também tem direito a museu, celebra-se amanhã no Museu Nacional do Teatro, em Lisboa, com a apresentação de vários espectáculos gratuitos. "Histórias de Panda-Pá" é dirigido aos mais pequenos e é baseado em contos tradicionais chineses (às 11:15 e 14:30 horas). Também pela manhã, às 10:15 horas, o museu apresenta a peça "O Reino de Pernas P'ró Ar", uma peça sobre o Rei D. Flautino, que vê um dia o seu reino Dó Ré Mi ficar de pernas para ao ar. À tarde (16 horas) conta-se a história de "Romeu e Julieta", o conto de William Shakespeare. É necessária marcação prévia.


TEATRO DE ALMADA

Também o TMA abre as portas ao público e convida a assistir aos seus espectáculos de forma gratuita. São eles "Uma Longa Jornada para a Noite", de Eugene O'Neill, com encenação de Rogério de Carvalho, às 21 horas; e "Dois Homens", de José Maria Vieira Mendes, com encenação de Carlos Pimenta, às 21:30 horas. Os bilhetes para os espectáculos podem ser levantados amanhã na bilheteira do TMA, a partir das 14:30 horas.


TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO + TEATRO CARLOS ALBERTO

No Porto também se faz a festa. As peças "Tambores da Noite", no TNSJ, e "Weisman e Cara Vermelha", no Teatro Carlos Alberto, prosseguem as suas carreiras, desta vez em modo de "entrada gratuita". Os dois espectáculos acontecem às 21:30 horas. À noite, nos pisos 0 e 1 do Teatro Carlos Alberto, o dia é comemorado com música. Um colectivo de DJ e VJ actua numa edição DiscoTeCA marcadamente sound & vision.

2 comentários:

efeitoCris disse...

fã de teatro...ãh!!!

se fores ver alguma coisa, depois conta como foi;)

a minha semana tá recheada de trabalhito, cinema e jantaradas

Marta da Cunha e Castro disse...

Boa vida!!! Eu ainda tentei... percorri os teatros todos de Lisboa, mas já não havia bilhetes pa nada... =(