segunda-feira, setembro 28, 2009

Doodle de hoje

O Doodle de hoje celebra o aniversário do pensador chinês Confúcio.

Confúcio (em chinês: 孔夫子,pinyin: Kǒngzǐ) (551 a.c. - 479 a.c.) é o nome do pensador chinês Kung-Fu-Tse. Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filosofo e teórico politico. A sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Á sia oriental.
Apesar das ideias de conformismo que possam ser atribuídas ao seu pensamento, elas são errôneas. Confúcio não pregava a aceitação plena de um papel definido para os elementos da sociedade, mas sim que cada um cumprisse com seu dever de forma correta. Já o condicionamento dos hábitos serviria para temperar os espíritos e evitar os excessos. Logo, a sua doutrina pregava a criação de uma sociedade capaz, culturalmente instruída e disposta ao bem estar comum.
Conhece-se muito pouco da sua vida. Parece que os seus antepassados foram de linhagem nobre, mas o filósofo e moralista viveu pobre, e desde a infância teve de ser mestre de si mesmo. Na sua época, a China estava praticamente dividida em reinos feudais cujos senhores dependiam muito pouco do rei.

Sem comentários: