quarta-feira, agosto 01, 2012

AE Batman - O Cavaleiro das Trevas Renasce


Oito anos depois dos actos de Joker em O Cavaleiro das Trevas, Batman e Bruce Wayne (Christian Bale) continuam ausentes das sombras e dos holofotes de Gotham. Na celebração do dia de Harvey Dent, Selina Kyle (Anne Hathaway) precipita um conjunto de movimentações que levará Wayne a encarnar novamente Batman e a investigar a emergência de um exército subterrâneo liderado pelo impiedoso mercenário Bane (Tom Hardy), encaminhando Wayne ao seu maior desafio, não só como Batman, mas como Bruce Wayne ele próprio.

Neste filme as personagens antigas regressam com a distinção anterior e voltam a cativar com momentos memoráveis. Em particular, Christian Bale consegue a sua melhor performance enquanto o bilionário Wayne e o mascarado Batman. Se no segundo filme Bale afasta-se para um lugar mais à sombra perante a performance célebre de Heath Ledger, agora toma o destaque principal, e também a maior menção. Envolve Wayne/Batman numa carga dramática notável antes apenas aludida. As novas personagens são admiráveis o suficiente para deixar uma marca na trilogia. Bane não só é fisicamente intimidante como a sua mente criminosa é monstruosa. É o derradeiro desafio de Batman, a todos os níveis - Batman foi desenvolvido nas sombras, mas Bane nasceu lá. Hardy emprega uma voz pronunciada ao vilão que o torna intrigante, mas o seu êxito é na expressão corporal, nomeadamente dos olhos – por ali passa grande parte da sua força dramática. É um mercenário que não faz o que faz pelo dinheiro, mas por uma forma deturpada de justiça, levando uma sociedade inteira ao limite da decadência no processo. 

Anne Hathaway, que "rouba" literalmente todas as cenas em que entra, conseguindo fazer esquecer Michelle Pfeifer no filme de Tim Burton. E a nível dos actores, o elenco é praticamente sem falhas, com um Garry Oldman notável de contenção como Comissário Gordon, Tom Hardy bastante convincente como Bane (embora longe da perfomance alucinada e irrepetível de Heath Ledger como Joker no filme anterior) e Joseph Gordon-Levitt brilhante como John Blake, um jovem detective da polícia de Gotham, que se vai revelar como uma das personagens mais importantes do filme. Apenas Marion Cottilard desilude como Miranda Tate, mas a culpa é mais do papel pouco desenvolvido que lhe atribuíram, do que da excelente actriz francesa.

Sem comentários: