sábado, agosto 24, 2013

FIESA 2013 - Festival Internacional de Escultura em Areia - Fotos

O FIESA 2013 é uma mega exposição de Esculturas de Areia do Algarve que está a decorrer desde 25 de Maio até 25 de Outubro de 2013 em Pêra, no Algarve.

Este ano, a 11ª edição do Festival tem como tema a Música, e apresenta em areia cenas representativas da sua expressão em vários povos, da sua evolução e de vários géneros musicais, que vão desde o rock, à música tradicional e à clássica, dança ou mesmo à expressão religiosa da Música.

Este festival é considerado o maior evento do género em todo o mundo e único na Península Ibérica, pois utiliza quarenta mil toneladas de areia, que são anualmente esculpidas por meia centena de artistas, nacionais e internacionais, ocupando uma área de construção de 15.000 m2, com esculturas que chegam a atingir os doze metros de altura. Pode ser visitado de dia ou de noite, quando as esculturas são iluminadas por jogos de luzes. 

A preparação do festival demora cerca de oito semanas. Na primeira fase da construção, um conjunto de técnicos prepara a areia para ser trabalhada pelos artistas, molhando, amontoando e compactando-a, de acordo com as cenas previstas e uma semana depois chegam os escultores que interpretam os temas propostos.

Aqui ficam algumas fotos da minha passagem por lá, no pssado dia 6:







Sem comentários: