domingo, setembro 15, 2013

Hatsune Miku - um dos maiores nomes pop do Japão

Hatsune Miku é a imagem criada para ilustrar e servir como uma espécie de mascote da Crypton Future Media e do Vocaloid. 

O desenho de Miku foi feito por Kei Garou e pretendia compilar todas qualidades da parceria e ainda atribuir valor emblemático à criação. 

Miku não existe, ela é apenas uma embalagem que representa a voz de Saki Fujita, a "dubladora" da vida real que emprestou a sua voz para o software – e ainda assim, ela é um dos maiores nomes do pop no Japão. 

O software de Miku vendeu cerca de 60 mil cópias até hoje, o que é um grande sucesso dentro do mercado em que ela está inserida, no qual uma marca de sucesso não passa de mil cópias. 

Não existem músicas, histórias ou qualquer tipo de mídia de Miku que seja oficial, canônica. Toda canção que utiliza a voz quase infantil da garota é uma criação dos próprios usuários do Vocaloid, que criam arranjos de letras e melodias, sequências cantadas por um banco de vozes humanas remixadas e pré-gravadas. Assim que os usuários criam suas próprias músicas e as colocam em cena, seja no Nico Nico Douga (equivalente ao YouTube para o Japão) ou qualquer outra rede social, uma onda de fanáticos consomem o produto. No ambiente em que Miku e seus outros parceiros de mentirinha existem, os fãs são tanto artistas quanto audiência. É um loop gerado pelos próprios usuários, que insistem em criar coreografias, frequentar encontros e criar páginas e páginas de conteúdo na web.

Sem comentários: