segunda-feira, outubro 07, 2013

AE "Os Filhos da Meia-Noite"


Sinopse: 
Dois bebés nascem num mesmo hospital, na cidade de Mumbai, Índia. Seria uma situação comum, não fosse a data: 15 de Agosto de 1947, o dia em que a Índia conseguiu a sua independência de Inglaterra. O nascimento àquela primeira hora torna os bebés especiais, dando-lhe poderes mágicos. Mas, num momento de precipitação da enfermeira que os acolhe, Saleem, o filho ilegítimo de uma mulher pobre, e Shiva, o bebé de um casal endinheirado, são trocados, sendo cada um deles entregue à família do outro. Assim, a viver a existência que estava destinada ao outro ao longo de vários anos, as vidas destes dois rapazes vão cruzar-se, numa ligação indissociável da situação política e social do país onde nasceram... 
Com assinatura da realizadora indiana Deepa Mehta, radicada no Canadá (duas vezes nomeada para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro com "Terra", em 1998, e "Água", em 2005), um filme que se baseia na obra homónima que valeu a Salman Rushdie o Booker Prize de 1981 e o Booker of Bookers Prize, em 1993. Rushdie, para além de argumentista deste filme, empresta também a sua voz ao narrador. 
No elenco, Satya Bhabha, Shahana Goswami, Shriya Saran, Seema Biswas e Siddharth, entre outros.

(In)confidência:
"Os filhos da Meia-Noite" é um filme lindissimo, narrado pelo próprio autor do romance, e filmado em 651 locais diferentes durante 69 dias, que me deixou completamente maravilhada e que aconselho a todos a irem ver.
Uma curiosidade sobre o mesmo é o facto de durante as filmagens se ter perdido um elefante... Sim, um elefante!!! Ao que eu pergunto, como raio é que se perde um elefante?! É que não é propriamente uma coisa pequena!

Sem comentários: