quinta-feira, fevereiro 06, 2014

E a propósito das Praxes, do Meco, e de tudo o que se tem especulado.

Muito se tem dito sobre uma reportagem vergonhosa que passou pelo Telejornal da TVI, pelas mãos de Ana Leal, que mais não é que um plágio de uma brincadeira que se encontrava escrita num site, e que nem sequer correspondia à realidade. Visto já terem sido feitas considerações bastantes sobre este assunto, vou me abster de comentar o trabalho desta pseudo-jornalista, mas a verdade é que me assusta esta desinformação!! Pois, já, a semana passada, a Sic mostrou uma reportagem sobre as praxes na Universidade de Lisboa, focando a Faculdade de Direito e a Tertúlia, e devido aos cortes na noticia deram a entender que apenas duas pessoas faziam o "controlo" da praxe na Faculdade de Direito (Havia de ser bonito se apenas fossem duas pessoas a controlar os abusos!! Haviam de controlar muito não haja dúvidas!!).

É que esta desinformação acaba por ser geral, propositada ou não!! Porque querem à força toda culpar a praxe!! Culpem mas é a estupidez humana!! Praxe é o curso! É o que sofremos no nosso percurso na faculdade! Ai sim, somos praxados todos os dias, pelos professores, pela secretaria, pelo raio que os parta!

Deixemo-nos de merdas e falsos moralismos!!! Ninguém é obrigado a fazer parte de uma praxe!! Dizer que NÃO é um direito que nos assiste a todos!! E se alguém é obrigado a fazer o que não quer, é coacção. Da mesma forma, que se alguém é obrigado a permanecer num local onde não quer permanecer, é sequestro. E se alguém morre no decorrer de alguma dessas coisas, é homicidio! Se foi durante uma praxe? Isso não interessa nem ao Menino Jesus!! Eles até podiam estar a cagar!!

Agora querem ser mais papistas que o Papa?! Bora lá proibir as praxes, porque as praxes é que são o bicho papão!! Epah, já agora proibam as festas do caloiro, as festas da cerveja, as viagens de finalistas... Diria mesmo que o ideal seria instituir um recolher obrigatório, assim é que de certeza que não acontecia nada!!

Aliás, se eu agora comer um ovo estragado e morrer, vamos abolir os ovos das nossas refeições?! É que é exactamente isso que se está a discutir neste momento!!

E tenho a dizer que acho imensa piada a pessoas que vomitam palavras... a serio que acho!! Ah e tal, porque a praxe é ilegal... Dá mesmo vontade de chegar lá, ou não tivesse eu o curso de direito, e dizer "Oh meu grande inergumeno, para ser ilegal é preciso haver uma lei que expresse clara e evidentemente que é proibido. Claramente, o que devia ser ilegal, e não é, porque ainda ninguém se lembrou de legislar (porque parece que é preciso legislar e ser votado, e ter maioria de aprovação, e mais umas quantas coisas, para ser lei, tás a ver?!), era a acefalia humana e a estupidez, que parecem propagar-se à velocidade da luz!!".

Lá está, chamam-lhe le bizutage porquê?! Porque é que não há uma palavra em português que o descreva?! Porque é uma prática que está legislada no Código Penal Francês. Lá sim, é ilegal, porque existe uma moldura penal aplicavel à situação. Cá garanto-vos que o Código Penal Português não versa sobre a matéria. Andei a passeá-lo durante muitos anos para o saber quase de trás para a frente. Aliás, e se assim não fosse, não se estava agora no parlamento a discutir uma possivel penalização para a prática da praxe.

A mim incomodam-me estas discussões futéis que têm preenchido os nossos telejornais e esta desinformação que se anda a transmitir aos telespectadores. Se os miúdos estavam lá contra a sua vontade então o que se discute aqui é a prática de um crime, não é a praxe! E se assim o é, há que apurar responsabilidades!!

Sem comentários: