sábado, setembro 20, 2014

4ª Edição de ARTURb – Artistas Unidos em Residência

EXPOSIÇÃO DE 20 de SETEMBRO A 31 de OUTUBRO no LAC – Laboratório de Actividades Criativas (antiga cadeia de Lagos) 

ARTURb é um projecto único no Algarve que envolve alguns dos nomes mais importantes da actual cena mundial de arte urbana. A exposição é composta por uma residência artística na antiga cadeia de Lagos de artistas nacionais e internacionais: BORONDO de Espanha, DOME da Alemanha, MÁRIO BELÉM de Portugal, PIPSQUEAK da Holanda e SEPE da Polónia. 

Durante o período de residência, os artistas têm toda a liberdade para criar o seu trabalho no interior e exterior do espaço colectivo da antiga cadeia de Lagos, que estará disponível para qualquer intervenção, adaptação ou criação artística. 

ARTURb é um conceito de arte em digressão e de intercâmbio artístico nacional e mundial, com base na presença participativa, na vivência e convivência local. Possibilita a troca de ideias, a apresentação de novos conceitos, o confronto de realidades estéticas e culturais, a experiência pouco comum e a livre circulação da arte. O objectivo do ARTURb é criar sinergias de descentralização entre o talento e a participação artística, de modo a incentivar e acrescentar valor ao turismo cultural da cidade de Lagos.

Sobre o LAC:

O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma Associação Cultural sem fins lucrativos, formada em 1995, por um grupo de indivíduos com actividade em diversos sectores da cultura (Escultura, Pintura, Cerâmica, Música, Arquitectura, Cinema, Museologia, Defesa do Património), com o objectivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região com especial incidência na zona do Sudoeste Algarvio, mas também o de refuncionalização de um espaço entretanto já desactivado – a antiga cadeia de Lagos. 

A antiga cadeia de Lagos é uma construção arquitectónica cujos alicerces edificam sobre um antigo Convento, fazendo parte integrante da história da cidade. Este edifício construído com outros objectivos revelam actualmente uma dicotomia interessante de prisão/ reclusão VS criatividade/ liberdade, ao tornar-se espaço de criação reverteu assim os moldes da sua existência – agora as celas são espaço de ateliê para artistas, que com a sua utilização e trabalho contribuíram para a revitalização deste edifício, dotando-o de uma nova história. 

Desde 2001 que o LAC tornou-se numa estrutura de acolhimento artístico – única no barlavento algarvio, permitindo albergar anualmente projectos individuais e colectivos num total aproximado de 20 artistas, em áreas tão diversas como a música, pintura, escultura, e/ ou outros projectos de cariz alternativo e não comercial.

Fotos da Exposição:








Sem comentários: