domingo, maio 17, 2015

Acabadinha de sair da comédia musical "50 Sombras!"


Sinopse:
Comédia ao best-seller "50 Sombras de Grey"
A escolha do livro 50 Sombras de Grey revoluciona o pacato clube de leitura de Pam, Carol e Bea. Mundana, Pam desfruta as tórridas cenas do livro, enquanto a ingénua Carol tem dificuldade em encontrar a sua “deusa interior”. Em conjunto, imaginam Anastasia Steel, Christian Grey, Kate, Joseph e Elliot e dão-lhes vida em cenas... sim, essas cenas!... temperadas pelos inconfessados desejos de cada uma.
Irreverente, divertido, desinibido, com algum látex e sem meias medidas... ou cheio delas!... 50 Sombras é uma comédia BDSM: Bombasticamente Divertida, Sexy e Musical!
Depois do sucesso nos Estados Unidos, Alemanha, Holanda, França, Espanha, e Reino Unido é a vez de Portugal apresentar 50 SOMBRAS!

Opinião:
Uma comédia BDSM, era a proposta apresentada pela peça 50 Sombras! em cena no Teatro Tivoli BBVA. Podia dizer-se que, com uma comédia musical inspirada no livro com um nome similar, não sabia muito bem o que poderia esperar, porém rapidamente me apercebi que o que me esperava era uma tarde muito bem passada cheia de piadas risqué e palavras fortes.
Somos rapidamente apresentadas a um grupo de amigas que tem entre si um clube de leitura, é então que uma delas revela que o próximo livro que iriam ler em conjunto seria, como era espectável, as 50 sombras de Grey. Após algumas relutâncias, e até pelo conteúdo do livro não ser estranho a ninguém, começam a ler o livro e começam a entrar em contacto com as suas deusas interiores. Um bom enquadramento que permite expôr o enredo do livro e tomar algumas liberdades criativas com o tema, afastando-o da seriedade do livro e trazendo novo diálogo que abre o leque de situações cómicas que poderiam daí surgir dadas as circunstâncias.
Somos então apresentados a Anastacia Steele (Sissi Martins) uma personagem pura e inocente, mas sedenta de um pouco de excitação na sua vida. Somos apresentados também ao Zé (peço desculpa, ao José) interpretado por Ruben Madureira, esta é uma daquelas personagens que primeiro estranha-se mas depois entranha-se, com o seu andar extremamente cómico e com uma carregadissima pronuncia nortenha ele é o eterno pretendente da menina Steele, sendo ao mesmo tempo o fio condutor dos melhores momentos de comédia.
É quando Kate (Catarina Guerreiro) pede um favor a sua amiga Anastacia que a história se vai desenrolar, sem querer entrar em muitos pormenores, até porque quem já leu o livro já sabe e quem ainda não leu não quer saber já, Anastacia conhece o multimilionário Christian Grey (Pedro Pernas) e juntos vão explorar a fundo a sexualidade de Anastacia. É aqui que o espetáculo passa a ser para maiores de 18, pois a partir deste momento todo o tipo de palavras e conteúdos sexuais são exposto a cru e sem pudor, bem ao espírito do livro. Culminando numa peça musical protagonizada por Christian onde ele explica o que faria às mulheres das várias localidades portuguesas. GENIAL!!
Esta é uma peça que claramente sabe o que é e joga com isso mesmo, assim, torna-se numa num espetáculo muito auto-referencial, com extrema noção da sua existência e conteúdo. Contacto direto com o público é também uma constante e está muito bem enquadrado no enredo. É de notar também a grande qualidade vocal de todos os actores, muito evidenciado também pelo soberbo arranjo musical que acompanha todo o espetáculo.
É óbvio que esta não será uma peça para todos os gostos, sendo que o próprio tema e linguagem poderá ofender pessoas um pouco mais conservadoras, mas para todos os outros, esta será definitivamente uma peça que não pode perder e ao contrário do que seria de esperar, será muito mais divertido se puder levar a sua cara-metade, pois além de se divertir durante o dia, poderá desenvolver novas ideias para se divertir à noite.
Espero que BDSM queira dizer Boa Diversão Sem Medos, porque foi isso que encontrei no Teatro Tivoli BBVA.

Sem comentários: