domingo, maio 31, 2015

Acabadinha de sair do Concerto Caixa de Música "Bandas Sonoras da Disney" =D


Foi hoje que se deu o último espetáculo Caixa de Música – Bandas Sonoras da Disney. Um espétaculo repleto de nostalgia para os adultos, mas também de muita magia para as crianças presentes. Ao pensarmos Disney, pensamos sempre em algo mais direccionado para as crianças, mas devido à escolha dos temas, este concertoconseguiu apelar às memórias dos muitos graúdos presentes, criando momentos de pura ternura, tudo graças à imaginação de um homem: Walt Disney.
No inicio do espetáculo foi-nos apresentada a Piccola Orquestra Metropolitana, onde era a vez dos mais pequenos ocuparem o seu lugar em palco, trajados a rigor, encarnando diversos personagens do vasto mundo Disney, que rapidamente cativaram todo o público. E foi com o seu forte apoio que estes pequenos artistas interpretaram alguns temas de filmes clássicos como: When You Wish Upon a Star (Pinóquio) e Heigh-Ho (A Branca de Neve e os Sete Anões), entre outros. Uma visão surpreendente sobre a nova geração de músicos que irá ocupar o seu lugar de destaque muito em breve. Eis que então a cortina abre, pondo a descoberto o enorme número de cadeiras e, um por um, os muitos elementos da Orquestra de Sopros da Metropolitana preencheram o palco, liderados pelo Maestro Reinaldo Guerreiro. Com a narração de Susana Henriques como fundo, a orquestra fez um percurso cronológico por todos os filmes e temas de maior relevância, passando por algumas das histórias que melhor refletem o imaginário Disney. Para melhor ilustrar e captar o tema foram passadas projecções de trabalhos realizados por crianças, sobre os personagens mais marcantes de todos os filmes que constam do alinhamento.
Após um pequeno arranjo musical que englobou alguns dos temas primordiais, passámos a conhecer Aladino e seu grande desejo de ser príncipe para poder casar com Jasmin, e assim, a música A Whole New World foi o tema perfeito para encapsular esta magnífica história de amor e deixar o público com água na boca para o que vinha a seguir. De uma história de amor para outra, fomos de novo apresentados a uma menina, forçada a viver num enorme palácio com uma criatura de aspecto horrível, acabando por eventualmente ver para além das aparências e apaixonar-se. A Tale as Old as Time/ Beauty and the Beast foi o tema principal de a Bela e o Monstro, e um tema que arrecadou muitos prémios no panorama musical a nível mundial e era inevitável observar os mais crescidos a mexer os lábios certamente recordando a letra, um momento certamente memorável. Uma história sobre o desejo de descoberta, sitios novos, novas possibilidades e sim, também uma história de amor. A pequena sereia é um dos filmes Disney com mais sucesso de sempre, assim não foi de estranhar que Under the Sea fosse instantaneamente reconhecidos pelo público, criando um pequeno momento de festa que se estendeu até A Part of Your World. 
Antecipando os momentos finais do espetáculo, fomos relembrados da importância de valores familiares através de uma familia amorosa mas um pouco estranha: Os Incriveis. São a familia de super-heróis que tentam viver uma vida normal, mas que eventualmente se apercebem que com capacidades especiais vêm responsabilidades especiais. 
Uma manhã de nostalgia mas também de introdução de grandes clássicos do cinema animado a uma nova geração, tal como a que veio antes de nós também nos transmitiu. Os valores morais dos filmes Disney tornam-os num elo de ligação perfeito entre gerações, ensinando os mais novos sobre vários aspectos da vida e relembrando os adultos que ainda têm uma criança interior.

Sem comentários: