sexta-feira, setembro 09, 2016

Lumina 2016

De 8 a 11 de Setembro, a vila de Cascais volta a ser palco de deslumbrantes jogos de luz, cor, som e movimento. Nesta 5ª edição, o LUMINA Festival da Luz presenteia os seus visitantes com mundos de fantasia que proporcionam uma verdadeira exaltação dos sentidos, remetendo para o tema Mundos Fantásticos da Luz.

Parte integrante de uma rede internacional de Festivais de Luz, este brilhante evento é criado e produzido pelo atelier OCUBO- com direção artística de Nuno Maya e Carole Purnelle – referência nacional e internacional nas áreas de vídeo mapping e projeções interativas, com projetos realizados um pouco por todo o mundo. Com investimento da Câmara Municipal de Cascais, União Europeia, Embaixadas e privados, o LUMINA é um evento único que reforça a identidade de Cascais e traduz a aposta da autarquia na diversificação da oferta cultural do concelho. Os elevados números do turismo na vila provam que este investimento na diversificação tem tido sucesso: Cascais está hoje mais atrativa e mais competitiva.

Ao longo destas 4 noites, o público será guiado ao longo de um percurso sequencial por fascinantes atmosferas mágicas que garantem uma experiência sensorial estonteante e uma vivência cultural inovadora. Através de instalações multimédia dinâmicas, vídeo mapping e projecções de luz sobre edifícios emblemáticos de Cascais, o Lumina Festival da Luz realça o património histórico desta vila ao mesmo tempo que garante momentos únicos de descoberta para serem vividos em família ou entre amigos.

Dando continuidade ao mote da inclusão e interação, encontrará no LUMINA várias obras participativas - criadas a partir de workshops com a colaboração da comunidade local - e obras interativas, onde os visitantes são chamados a intervir na própria obra. Uma experiência única no seu género em Portugal.

Com uma programação de excelência, este festival conta com a participação de mais de 40 artistas nacionais e internacionais e com um percurso de 22 obras pronto a transportar quem por ali passa numa viagem de emoções e sensações. Para garantir que tira o máximo proveito desta experiência sugerimos que descarregue gratuitamente a LUMINA APP através do Google Play e da App Store. Esta aplicação servir-lhe-á de guia e dar-lhe-á informação adicional sobre as obras.

O LUMINA é um evento gratuito que convida miúdos e graúdos a deixarem-se surpreender por um maravilhoso cenário de luz no meio da noite escura.












Sem comentários: