domingo, junho 11, 2017

O Kremlin de Moscovo

Kremlin Moscovo (português europeu) ou Moscou (português brasileiro) (em russo: Моско́вский Кремль, tr. Moskovskiy Kreml), geralmente referido como o Kremlin, é um complexo fortificado no centro da capital russa, nas margens do rio Moskva ao sul, com a Catedral de São Basílio e a Praça Vermelha a leste e o Jardim de Alexandre a oeste. É o mais conhecido dos kremlins (cidadelas russas) e inclui cinco palácios, quatro catedrais e uma muralha com torres. O complexo serve como a residência oficial do Presidente da Federação Russa.

O nome Kremlin significa "fortaleza dentro de uma cidade", e muitas vezes também é usado como uma metonímia para se referir ao governo da Federação Russa em um sentido semelhante à forma como a Casa Branca é usada para se referir ao Gabinete Executivo do Presidente dos Estados Unidos, assim como Planalto também é por vezes empregado como designação ao Gabinete do Presidente da República do Brasil. O termo já tinha sido usado para se referir ao governo da União Soviética (1922-1991) e seus mais altos membros (tais como os secretários-gerais, primeiros-ministros, presidentes, ministros e comissários).

Os símbolos de combate.

A Catedral da Anunciação (em russo: Благовещенский собор, Blagoveixtxenski sobor) é uma catedral ortodoxa situada no recinto do Kremlin de Moscovo, dedicada à Anunciação de Maria.

Foi construída na praça das Catedrais (praça Sobornaya) pelos arquitetos de Pskov entre 1484 e 1489. O edifício foi erigido sobre o terreno de uma antiga catedral do século XIV do mesmo nome, que havia sido reconstruído em 1416. Inicialmente, a Catedral da Anunciação tinha três cúpulas (duas das quais construídas por volta de 1572). Foram acrescentadas outras, em três das suas fachadas. Entre 1562 e 1564 foram construídas quatro capelas laterais rematadas com cúpulas.

A Catedral da Assunção, na Praça das Catedrais - construída entre 1475 e 1479 pelo arquitecto Aristotle Fioravante, era a catedral do estado da Rússia; é uma combinação entre o estilo russo e o estilo renascentista italiano.

A imponente catedral ortodoxa situada dentro do Kremlin - a sede do governo russo - foi palco de vários acontecimentos importantes, a exemplo da coroação de Ivan, o Terrível, conhecido como o maior tirano da história do país. Originalmente erguida em 1326, a catedral passou por uma remodelação em 1470 e, sob o comando comunista, a igreja se tornou museu, em 1918.

Com um design externo belíssimo e que impressiona muito, principalmente devido às cúpulas douradas, a Catedral da Assunção também tem um interior estonteante, com destaque para a iconóstase, uma parede de ícones emoldurados, datada de 1813 (a original, de 1652, foi destruída pelas tropas de Napoleão), os afrescos de 1511 espalhados por toda a igreja e os pilares centrais, que exibem retratos de mártires. Lá dentro ainda estão um trono, que Ivan, o Terrível, utilizava para rezar, um candelabro de ouro, entre vários outros tesouros.

Pormenores do interior.

Campanário de Ivã III da Rússia (em russo: Колокольня Ивана, Kolokolya Ivana), foi fundado em 1600 e completa o conjunto da Praça das Catedrais de Moscou.[1]

Seus dois andares inferiores são constituídos de sólidas paredes com espessura de 2,5 m a 5 m com altura de 60 m, e mais dois andares foram edificados, perfazendo altura total de 81 m.

Esta torre de pedra branca foi coroada com uma cúpula dourada. Ao pé do campanário encontra-se o famoso Sino do Czar, fundido no século XVIII e o maior sino do mundo com mais de 200 toneladas. O campanário é a estrutura mais alta do Kremlin e foi desenhada pelo italiano Marco Bono.

Sem comentários: